FANDOM

O Modo Criar é uma compilação especial acessível na Minha Lua onde podes construir o teu próprio nível, mini-jogo ou qualquer outra coisa usando todos os objectos, materiais e decoração que podes coleccionar no jogo ou comprar na loja online. Neste modo, todas as funções do Popit estão disponíveis, e algumas coisas foram adicionadas para ajudar-te na criação de níveis.

TermómetroEditar

O Termómetro é apenas visível no Modo Criar. Ele diz quantos recursos o teu nível está a usar. Quando o Termómetro encher, não poderás adicionar mais nada, por isso, usa o teu espaço com sabedoria! Para impedir que o jogo encrave, deves desligar o "HUD", que inclui o termómetro, no Menu Iniciar, nas Configurações, em Mostrar.

Controlos D-padEditar

No Modo Criar, os botões D-pad não controlam as emoções do sack-person. Em vez disso, cada um deles tem uma função especial.

  • Prime Control-dpad-left.png para desfazer a tua última acção. Podes desfazer quantas vezes quiseres. Depois de cada desfazer voltará ao estado pausado. Uma "acção" é uma das seguintes características:
    • Pausando ou Saindo da Pausa.
    • Colocando, movendo, colando ou apagando um objecto.
    • Ajustando um objeto.
    • Ajustando os Controlos Globais.
    • Fechando o Popit.
  • Prime Control-dpad-right.png para refazer a tua última acção. Podes refazer todas as tuas acções desfeitas, mas não é possível refazer sem desfazer primeiro. Tem cuidado que se refizeres e, de seguida, executares uma acção, todas as acções já referidas serão perdidas.
  • Prime Control-dpad-up.png para alternar entre pausa e sair da pausa no nível. No modo de pausa, os objectos não se movem, os pistões não se mexem e os emissores não emitirão.
    Nota O Glitch das 160 horas pode parar permanentemente o funcionamento dos pistões se gastares muito tempo no modo de criação. É recomendável que cries a maioria do teu nível no modo de pausa e utilizes Mudar para Modo Jogar para testá-lo.
  • Prime Control-dpad-down.png para alternar entre o modo de ligado e desligado. Quando a pairar, podes voar ao redor da camada apenas na frente do nível. Podes ? somente quando existe uma camada de terra atrás de ti é claro. Mantém premido o botão Ficheiro:Botão x.png para aumentar a velocidade enquanto pairas no ar, e usa o analógico direito para fazer zoom e mover a câmara. Todos os objectos colocados em primeiro plano com o Glitch das 50 camadas não deixam o sack-person passar, por isso usa o glitch com cuidado.

PopitEditar

No Modo Criar, o teu Popit tem várias opções extra que não estão disponíveis nos modos de reprodução normal.

  • Saco de Coisas Boas: Contém colecções do Modo Estória (incluindo materiais), ou dos níveis da comunidade, e os objectos que criaste.
  • Adorados: É onde todos os teus objectos adorados, roupas e decorações são mostrados para um acesso rápido e fácil.
  • Cursor Popit: Usado para mover, editar e apagar objectos no teu nível.
  • Saco de Ferramentas: Contém ferramentas para te ajudar a melhorar o teu nível.
  • Próximo Tutorial: Dá-te acesso aos tutoriais do jogo.

Controlos do Cursor PopitEditar

Ver artigo principal: Cursor Popit
  • Esconder/Mostrar Objecto: Mantém o Cursor Popit em cima de um objecto ou item que queiras esconder e prime Control-L2.png, premindo Control-L1.png irá mostrar todos os itens, quando o Cursor Popit estiver activo (vai mostrar todos os objectos/lógicas).
  • Seleccionar: Prime Control-cross.png num objecto/lógica para seleccioná-lo. Para deixar de o seleccionar, prime o botão Control-circle.png.
  • Multi-Selecção: Para seleccionar objectos/lógicas múltiplos, mantém premido o botão Control-R2.png e prime Control-cross.png sobre os objectos/lógicas desejados.
  • Largar Selecção: Mantém premido o botão Control-cross.png com o Cursor Popit seleccionado para arrastar uma caixa de selecção sobre os objectos/lógicas desejados e mover com o botão Control-La.png.

Isto também pode ser usado para combinar objectos/lógicas adicionais, mantendo premido o botão Control-L2.png.

  • Movendo e Rodando: Movendo o manipulo esquerdo Control-La.png quando tens um objecto/lógica seleccionada permite que tu o movas através do teu nível.

Premindo o Manipulo direito Control-Ra.png para a esquerda/direita, vai permite que tu gires o objecto, premindo o manipulo direito Control-Ra.png para cima vai fazer com que aumente o tamanho dos objectos/lógicas, enquanto primes o manipulo direito Control-Ra.png irás diminuir o tamanho dos objectos/lógicas seleccionados. Além disso, prime o manipulo direito Control-Ra.png para inverter o teu objecto, objecto colados a ele também serão invertidos.

  • Copiando e colando : Quando tens um objecto/lógica seleccionada, pode premir o manipulo esquerdo Control-La.png para copiá-lo, premindo o botão Control-cross.png para colocar o objecto.
  • Menu de afinações: Seleccionando certos objectos ou lógicas (ou passando o Cursor Popit por cima), pode afinar as definições do objecto/lógica ao teu gosto premindo Control-square.png

OpçõesEditar

Prime Control-start.png para abrir o Menu íniciar, que, no Modo Criar, tem opções extras para te ajudar nas tuas criações.

Detalhes de EdiçãoEditar

Isto é onde podes definir um nome, descrição e um ícone de imagem para o teu nível. Também podes seleccionar se o nível será bloqueado, copiável ou um sub-nível. Certifica-te de adicionar um ícone e um nome para encontrares os teus níveis na lua sem dificuldades.

VistaEditar

  • Vista de Jogo é a visão em perspectiva normal, em que os níveis são jogados. Ela permite que vejas todas as três camadas do teu nível.
  • Vista Frontal tira toda a perspectiva do teu nível, em outras palavras, a visão torna-se bidimensional. É útil para posicionar objectos precisamente há frente ou atrás de outro.
  • Ante-visão irá mostrar o nível exactamente como o jogador irá vê-lo quando jogar. Tudo definido para ser invisível no Modo Jogar irá desaparecer.

GrelhaEditar

Tens a opção de definir a Grelha para Nenhum, Pequeno, Médio e Grande. Quando definida como qualquer coisa excepto Nenhum, uma grelha irá aparecer na tela sempre que seleccionares qualquer coisa no menu Popit ou com o Cursor Popit. Escalando, girando e movendo os objectos se encaixam na grelha. As grelhas ajudam a manter as formas com boa aparência, elas são óptimos para fazer escadas! Usando redes é útil quando colocas pistões ou outros conectores, pois elas serão fáceis de orientar horizontalmente ou verticalmente.

Vista FrontalEditar

Permite definir o Ângulo de Desligado até 90º em incrementos de 5°. Ao girar alguma coisa com o analógico direito, o objecto irá ajustar-se automaticamente para o ângulo mais próximo do incremento estabelecido por esta definição.

Mudar para o Modo CriarEditar

Selecciona Mudar para o Modo Jogar e testar o teu nível exactamente como ele será exibido para os outros jogadores. Se tu tiveres feito alterações desde a tua última gravação, o jogo pedirá para salvá-los antes de alternar os modos. Se tu fizeres alterações e não salvares quando mudares para modo de jogo, o jogo irá carregar a última versão salva do teu nível.

SalvarEditar

Salva o teu nível na memória.

Salvar ComoEditar

Escolhe um local diferente na Minha Lua para salvar o nível.

Também no FANDOM

Wiki aleatória